O que é?
EMDR é ua técnica utilizada por Psicólogos em processos de psicoterapia que tem como objetivo beneficiar alívio dos pacientes diante de traumas vivenciados muito intensamente, como os que são descritos no transtorno pós traumático.
Embora relativamente nova essa técnica trabalha com o objetivo de ativar o potencial criativo do e assim, viabilizar um melhor enfrentamento dos problemas e dos sintomas emaranhados a estes sintomas. Essa técnica foi criado por Francine Shapiro, que descobriu que é possivel através deste método que será melhor descrito a seguir, dessensibilizar e reprocessar experiências por meio da estimulação dos dois hemisférios do cérebro.
Na prática pra que funciona a EMDR?
Para reduzir sintomas de ansidedade. Para reduzir estados e manifestações depressivas . Para minimizar o pânico diante de situações que foram traumáticas, perda de ente querido, acidentes trágicos, ter experienciado calamidades naturais, situações de abuso, assaltos, raptos, tortura, entre outros. Trata-se de um método que assemelha-se a indução hipnótica, mas o paciente está 100% em estado de vigília.
Na prática como é realizada uma sessão de EMDR?
Este tipo de terapia utiliza a estimulação sensorial (auditiva, ocular e/ou tátil) para ativar mecanismos de cura. Deve ser aplicada por um psicoterapeuta com formação em EMDR. É sabido que o cérebro possui dois hemisférios e que essa divisão dificulta o processamento sincronizado das emoções e da razão, trazendo dificuldades para a vida e o dia a dia das apessoas. De um lado predominam as emoções e do outro a lógica a razão. Na sessão de EMDR é possível estimular as diferentes áreas do cérebro justamente para dessensibilizar o que gera incômodo, criando um estado mais saudável e equilibrado, alinhando melhor razão e emoção.
O passo a passo do EMDR
O psicólogo treinado em EMDR, irá através de anamese, identificar a história de vida do paciente, para identificar os pontos de memória positiva e de memória traumática. Após esta fase de preparação, se estabelecem os exercícios que serão usados para atuar nos pensamentos negativos, nas experiências traumáticas e nas sensações corporais causadas por essas memórias traumáticas.
Normalmente são usados os movimentos dos olhos, tons auditivos e toques para desencadear as ações de reprocessamento. Os exercícios são repetidos até que não haja mais angústia no relato do paciente, sendo estes substituídos por sentimentos de autoconfiança.
Quem pode fazer EMDR?
A terapia com EMDR pode ser indicada para crianças, adolescentes e adultos. Em casos de grande transtornos da personalidade, será necessária uma analise mais detalhada quanto ao uso e os benefcios de se usar o EMDR.
Você tem alguma pergunta?
Fale com o Dr. Daniel