O MBTI é um teste que foi criado com o intuito de identificar e compreender os diferentes tipos de personalidades que existem. É uma boa maneira de gestores conhecerem melhor seus colaboradores e também os candidatos a alguma vaga na empresa. Dessa forma, é possível criar equipes mais eficientes e com melhor entrosamento.
Além disso, a descoberta visa ajudar a amenizar problemas, readequar posições e dar opções para que os gestores saibam encontrar a maneira correta para que tudo corra bem rumo ao objetivo traçado.
Sobre o instrumento MBTI®
- O MBTI é um indicador, e não uma avaliação
- Verifica apenas o comportamento normal do respondente
- Os resultados obtidos pelo Indicador MBTI não julga tipos melhores ou piores.
(Todos os tipos têm pontos positivos em potencial e possíveis dificuldades ou pontos cegos).
Usuários do instrumento MBTI®
- A maioria das empresas na Fortune 100 o utiliza
- A avaliação de personalidade mais amplamente utilizada no mundo — mais de 2 milhões de pessoas o utilizam em todo o mundo a cada ano
- Traduzido em mais de duas dúzias de idiomas
- Utilizado em mais de 70 países diferentes
Onde a ferramenta MBTI® é utilizada
EUA, Canadá, México, América do Sul, Reino Unido, Europa, Austrália, Nova Zelândia, China, Índia, Japão, Coreia, Malásia, Cingapura, Oriente Médio, Dubai, África do Sul, Quênia, e muito mais!
Carl Gustav Jung (1875 – 1961), psiquiatra suíço, desenvolveu uma teoria da personalidade: as diferenças entre as pessoas não são aleatórias. Em vez disso, elas formam padrões — tipos. Tipos psicológicos (publicado em 1921, traduzido para o inglês em 1923) |
Katharine C. Briggs (1875 – 1968), americana, leu o livro Tipos psicológicos de Jung em 1923. Passou os 20 anos seguintes estudando, desenvolvendo e aplicando a teoria de Jung. | Isabel Briggs Myers (1897 – 1980) desenvolveu a teoria de Jung em parceria com Briggs. Iniciando em 1943, ela desenvolveu as perguntas que se tornaram o instrumento Myers-Briggs Type Indicator®. |
As dicotomias do MBTI®
O instrumento MBTI® indica as preferências em quatro pares de preferências opostas, chamados dicotomias:
Resultados do MBTI e sua aplicação
O MBTI apresenta seus resultados de duas formas: Uma qualitativa, com uma descrição comentada a respeito das preferências do respondente, Essa descrição auxilia e as organizações a compreender como as preferências inatas influenciam as pessoas em seus comportamentos e em suas reações no tanto no ambiente organizacional, bem como nas relações do dia a dia. O MBTI ajudará a organização a entender como as pessoas buscam suas energias, recarregando-se para uma nova jornada; se preferem agir de forma mais independente, ou através do contato com outras pessoas; como preferem tomar decisões, planejando-se com antecedência, ou se vão pelo impulso do momento, se são precavidos, ou visionários, se consideram as relações interpessoais e os sentimentos envolvidos, ou se os deixam tudo de lado e seguem adiante. O MBTI também ajuda na compreensão de como as pessoas se posicionam diante do mundo, se de forma organizada, ou improvisada e flexível.
Resultados do MBTI e sua aplicação
O MBTI apresenta seus resultados de duas formas: Uma quantitativa, através do gráfico exemplificado abaixo.
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