O Que é?
Trata-se de uma avaliação das cognições, ou também chamadas de funções cognitivas.
Para esse processo avaliativo é utilizado um conjunto de instrumentos (testes) dentre eles: inventários, escalas e procedimentos padronizados. Esses instrumentos tem como finalidade investigar o desempenho das habilidades cognitivas tais como atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, habilidades acadêmicas, processamento da informação, visuoconstrução, afeto e ainda as funções motoras e executivas.
Quando realizar uma avaliação?
O atraso no desenvolvimento normal da criança é o principal motivo gerador de uma avaliação neuropsicológica. Esses atrasos interferem no seu processo de aprendizagem e ainda em suas habilidades sociais, trazendo preocupações a professores, coordenadores pedagógicos e principalmente aos pais. Normalmente essas avaliações são sugeridas por escolas, através da coordenação pedagógica, mas também por pediatras e neurologistas que acompanham a criança. Médicos Geriatras e Neurologistas também podem ser solicitantes de uma avaliação para seus pacientes, por exemplo, em casos de perda de memória.
Benefícios da avaliação neuropsicológica.
Proporcionam diagnóstico diferencial de doenças que apresentam sintomas parecidos. Classificam a severidade clínica dos pacientes. Monitoram a evolução dos pacientes em tratamento. Investigar atrasos no desenvolvimento ou a influência de medicamentos no desempenho de tarefas escolares.
Como é feita?
Através de uma entrevista de anamnese, a qual será coletada informações do desenvolvimento do paciente. A partir da queixa trazida pelo paciente, é selecionado os instrumentos utilizados no processo de avaliação.
Leia mais sobre Treinamento das Funções Cognitivas.
Você tem alguma pergunta?
Fale com o Dr. Daniel