O que é?
Trata-se de uma avaliação feita das motivações e aspirações vocacionais.
Muitas vezes o adolescente não consegue por conta da turbulenta fase que é o adolecer (adoecer) ouvir a voz interior, a vocação. A mídia, os estímulos e informações a todo “vapor” nas escolas, acabam muitas vezes atrapalhando, muito embora a intenção é ajudar o adolescente a fazer a escolha nesse percurso. Diferente do que se fez durante muitos anos, ou seja, aplicação de “testes vocacionais” que não traduziam tal particularidade, pois excluíam muitas variáveis envolvidas no processo, a proposta que trago é por meio de uma abordagem vivencial e experiencial.
Assim, o facilitador e o aluno constroem de forma colaborativa o processo da descoberta e da formulação das hipóteses de interesses. As possibilidades são discutidas e tratadas uma a uma, trazendo uma consciência presente daquilo que pode ser real e as imaginárias são tratadas para que deixem o campo experiencial do adolescente. As atividades além de experienciais, são lúdicas e acompanhadas de recursos para que o adolescente se aproprie e assimile a experiência como factível para se tomar uma decisão mais consciente.
Além da apresentação e discussão e esclarecimentos das carreiras que estão surgindo, visitas programadas em grandes Universidades fazem parte desse processo.
Você tem alguma dúvida?
Fale com o Dr. Daniel