Dificuldade de aprender com os erros do passado causa procrastinação.

Dificuldade de aprender com os erros do passado causa procrastinação.

A procrastinação é um dos maiores comportamentos mal adaptativos que a maioria das pessoas costumam desenvolver.

O que muitos não sabem é que a Neurociência já mapeou as áreas cerebrais responsáveis por este grande mal que acomete milhares de pessoas. O melhor dessa história é que já é possível resolver esse problemão, potencializando o funcionamento de uma parte do cérebro, chamada de córtex pré-frontal. O córtex pré-frontal, tendo um bom funcionamento, notadamente trará menores dilemas vivenciados pelas pessoas com a procrastinação, e o inverso será verdadeiro, ou seja, um fraco funcionamento do córtex pré-frontal, trará maiores complicações relacionadas ao comportamento procrastinador.

Veja que interessante esse quebra cabeças: O córtex pré-frontal, quando em bom funcionamento, nos faz aprender com as experiências passadas e nos impulsiona a aplicar essas lições aprendidas no presente.

Vamos ver um exemplo na prática: Um aluno que tenha um bom funcionamento do córtex pré-frontal, deverá aprender que, diante de um projeto escolar que exigirá grande dedicação, ao ser iniciado este o quanto antes, haverá mais tempo para pesquisas necessárias e assim fazendo, terá menos tempo para sentir ansiedades e preocupações quanto ao prazo para entrega se esvaindo.

Aprendizados do passado impulsionam comportamentos preventivos, como os de antecipação, os de prontidão para a ação.

Diferentemente, aqueles alunos que não têm um bom funcionamento do córtex pré-frontal, por não aprenderem com seus erros do passado e com as frustações, terão reincidentemente novas e grandes torrentes de ansiedade e aflição diante da eminencia da entrega de trabalhos e de projetos escolares não iniciados ou inacabados.

Quem sofre com os dilemas da procrastinação pode não ter uma bom funcionamento do córtex pré-frontal.

 

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